domingo, 13 de junho de 2010

III Etapa do Campeonato Paulista de Adestramento da ABPSL e III Etapa do Ranking Paulista de Adestramento da FPH


Primeira prova depois do treinamento com o Patrick: hora de mostrar q o investimento e esforço valeram a pena!

No dia anterior à prova, Uimpossivel estava SHOW no treinamento, estava 'quente' e bem 'p/ frente'. Bastava encostar um pouquinho a perna q ele voava! E ao mesmo tempo obedecia bem os comandos de meias paradas p/ voltar e reunir mais as andaduras. As transições dos alongados p/ os reunidos estavam fáceis como nunca estiveram antes!
Uimpossivel brilhava na pista e ganhou elogios de todos os q ali passavam!

Fazia muito frio no finalzinho da tarde, e ele parecia querer trabalhar e se exercitar p/ se esquentar um pouquinho. Acabo de descobrir q tenho um cavalo q se supera em tempos frios... E viva o inverno!!!

Sábado, primeiro dia de prova, seguindo a estratégia q já vinhamos usando, decidimos por um período de aquecimento curto antes da prova: apenas 20 minutos. Uimpossivel estava mais tranquilo q o dia anterior, menos 'fogoso', mas ao mesmo tempo c/ menos riscos de errar algum exercício.
Nós que competimos estamos sempre frente a duas opções: apresentar o cavalo c/ muito brilho, mas sabendo q assim os riscos de erros crescem e a exatidão fica mais difícil, ou então fazer uma apresentação mais comedida, c/ menos brilho mas mais exata e correta.

Até aqui, eu tinha optado por monta-lo buscando uma maior segurança durante a prova, s/ arriscar durante a execução das figuras: montava sempre respeitando a zona de conforto do Uimpossivel.

Nessa etapa, depois dq senti no treino do dia anterior, percebi q já dava p/ arriscar mais, buscar mais presença e brilho nas apresentações. Senti q finalmente começo a ter um nível de controle maior do cavalo. Uimpossivel e eu estamos finalmente conseguindo entrar em sintonia fina!
Foi com esse espírito q entramos na prova: arriscando tudo. E deu certo!!!
Outra vez ficamos com o primeiro lugar, com uma nota final de 63.947%.

Domingo e último dia de prova dessa etapa do campeonato. Montar o segundo dia de prova sempre me deixa um pouquinho mais preocupada, já q ainda é mais dificil p/ nós dois algumas figuras mais complicadinhas como a piruetta completa.
Mas desde q venho treinando e praticando os exercícios q o Patrick me deixou de 'lição de casa', senti q as coisas tem melhorado muito.
Novamente ficamos em primeiro lugar, com uma nota de 63.158%.

Mas fazer a prova, por pouco ñ foi impossível!
Cheguei na distenção c/ a intenção de aquecer o cavalo apenas 15 minutos: o plano era andar 5 minutos ao passo, trotar um pouquinho p/ aquecer a musculatura, e depois no galope passar as duas linhas de mudança, a 3 e a 2 tempos, mais uns minutinhos p/ retirar as caneleiras e cloche do cavalo, vestir a casaca e cartola e pronto: hora de entrar na prova!
Qdo cheguei na distenção já percebi q Uimpossivel estava num meio termo entre sexta (o treino onde ele estava c/ a gasolina a toda) e sábado (onde estava com energia mas ñ com o ponteiro lá na zona vermelhinha de 'cuidado', rsss).
Pensei comigo: Oba hj é nosso dia!!! :D

Andei ao passo, comecei a trotar, e assim q parti numa diagonal p/ pedir um trote alongado, a tirinha da cabeçada do cavalo q segurava o bridão estorou!
Pensei: agora dancei ( na verdade ñ pensei bem isso, mas fica meio feio escrever aqui oq pensei na hora, rsssss).
Imediatamente coloquei o cavalo ao passo, a equipe toda percebeu q tinha algo errado, saí da pista e pedi p/ correrem no caminhão ou nas cocheiras p/ trazerem uma peça de reserva p/ substituir a q tinha arrebentado.
Detalhe: faltavam 8 minutos p/ eu me apresentar aos juízes, eu mal tinha começado a aquecer o cavalo, o caminhão e as cocheiras estavam looooooooooooonge...
Mesmo assim meu tratador correu p/ tentar voltar a tempo e substituir a pecinha q tinha arrebentado.

Nesse meio tempo, um dos meus concorrentes, Luiz Carlos de Oliveira que monta Uisco do DPC, tinha acabado de fazer sua apresentação e estava saindo da pista p/ fazer a checagem de arreamento no padock.
Elson, saiu correndo e pediu se ele poderia me emprestar a parte da cabeçada do cavalo dele p/ substituir a minha.
Luiz Carlos, rapidamente disse q sim, q emprestava s/ problema algum. Já foi tirando p/ me entregar, e quase acaba eliminado por conta disso pois assim q um concorrente acaba sua prova, tem q passar pelo juri de arreamento p/ verificarem se o equipamento q ele utilizou está dentro dos regulamentos.

Ainda bem q alguém lembreu desse detalhe. Ele levou o cavalo p/ fazer a verificação do arreamento, depois me emprestou parte da cabeçada q seu cavalo estava usando, substituimos a minha e deu tempo de dar uma galopadinha e entrar na pista p/ competir.
Foi tudo muito corrido e nem deu tempo p/ treinar os exercícios do trote.
Mas o mais importante era q eu ainda ia poder competir.

Deu tudo certo, fizemos uma boa prova, e o melhor de tudo foi perceber a boa vontade e a integridade dos meus concorrentes: afinal se Luiz Carlos ñ tivesse me empretado sua cabeçada, eu estaria fora da disputa, abrindo espaço p/ os demais. E mesmo assim ele foi solícito e me emprestou seu material.
Muito bom saber a gradeza de caracter das pessoas com as quais eu compito e disputo nessa categoria.
Muito mais importante dq ganhar hj, foi saber disso...

Abaixo duas fotos do trote:



2 comentários:

  1. Parabéns!!! Pelas fotos dá pra ver q vcs estavam maravilhosos e deve mesmo ter sido uma apresentação lindíssima!!!!!
    Realmente é pra ter orgulho de competir com pessoas assim, afinal estamos competindo é com nossos próprios limites e ninguém brilha por tentar ofuscar os demais.
    Novamente parabéns e desejo q essa sintonia entre vc e o Uimpossível fique mais forte a cada treino e a cada prova.

    ResponderExcluir
  2. Kath!!!
    Obrigada por suas palavras! Vindo de vc q é uma pessoa de tanto sucesso e entende tanto de animais e seu treinamento me deixa muito orgulhosa!

    Realmente, no adestramento estamos sempre procurando superar nossos limites. São dois corações com vontades diferentes q se unem p/ formar um só cerebro em busca de um mesmo objetivo.
    Coisinha complicada como vc bem sabe, né, rsssss

    E obrigada pela força e pela sua torcida.
    Bjs!

    ResponderExcluir