sábado, 17 de julho de 2010

Submissão?????

As provas de adestramento obedecem a uma escala organizada em ordem crescente de dificuldade:
Escola
Iniciantes,
Preliminar,
Media I,
Media II,
Forte I,
Forte II e
Grand prix.

Independentemente do seu nível de montaria, caso vc resolva competir e se apresentar em alguma prova, vc deverá executar uma reprise q nada mais é dq uma seqüência de exercícios e movimentos pré determinados q diferem de uma categoria p/ outra.
Mas uma coisa não muda seja em provinhas mais básicas ou provas internacionais, estando presente em todas as reprises: os graus de conjunto q vc encontra no final da sua folha de avaliação.
São eles:
1. Andaduras (franqueza e regularidade)
2.Impulsão (desejo de mover-se p/ frente, elasticidade das passadas, flexibilidade do dorso, engajamento das ancas)
3.SUBMISSÃO
4.Posição e assento do cavaleiro, correção e efeito das ajudas

Faz um bom tempo q eu penso sobre isso, e qto mais eu penso, mais eu discordo sobre o item SUBMISSÃO.

Explico o porq:

Submissão no meu modo de entender quer dizer ter o cavalo submisso a vc: óbvio.
Isso me desagrada profundamente. Não consigo entender como pode haver harmonia em um conjunto cavalo/ cavaleiro qdo existe submissão!

P/ mim se existe submissão, implica em haver falta de autoconfiança, de presença, de brilho.Um cavalo submisso é um cavalo apagado. É tirar do animal tudo aquilo
q admiramos.
Afinal uma das idéias do dressage ñ é demonstrar dentro das pistas de competição todo o brilho e garbo q um cavalo tem qdo quer se mostrar bonito no seu estado natural?
Como um animal submisso pode fazer isso?
Não seria muita prepotência humana achar q se pode criar isso artificialmente num cavalo e ter o mesmo resultado de qdo o cavalo quer mostrar por livre expontânea vontade toda a beleza e força de suas andaduras?
Qdo tornamos um cavalo submisso, ñ estaríamos perdendo uma parte importante de sua beleza natural?

Jamais treinei nenhum dos meus animais p/ ser submisso a mim --e aqui digo ANIMAIS e ñ apenas cavalos, porq uso o principio dessa idéia c/ todos os animais com os quais eu convivo, ñ só os cavalos-- . Prefiro muito mais contar com sua cooperação dq com sua submissão.

Qdo vc tem um animal submisso, de uma forma ou outra, vc acaba conseguindo isso através de castigos, estímulos negativos, uso de força, incutindo medo dor ou desconforto. Essa é a 'técnica' q pessoas q acreditam q deveriam ser os 'líderes' de seus animais usam.

Qdo vc resolve q ao invés de ser o 'líder' de seu animal, vc será seu amigo e seu companheiro, vc provoca a vontade dos animais em fazer oq vc quer pelo simples desejo de lhe agradar: porq isso lhes traz segurança, os faz feliz e lhes dá prazer!
Trocando em miúdos: em vez de exigir, vc propõe. Se vc tiver uma boa ligação c/ seu animal, e ele estiver apto a executar oq lhe foi pedido, tenho certeza q o resultado será muito melhor dq qdo vc impõe algo.
Seu cavalo executará o exercício com muito mais fluidez, brilho, naturalidade, frescor e alegria. As coisas ñ parecerão ' mecânicas'.

Quem nunca ouviu um cavaleiro sair de uma prova e comentar algo do gênero: **Puxa, qse errei a reprise, esqueci qual movimento vinha na seqüência e por sorte meu cavalo deu continuidade ao exercício seguinte assim tive tempo p/ lembrar das figuras q faltavam. Ele me salvou de ouvir o sino tocar!**
Ou então numa prova de salto:
**Nossa, meu cavalo me salvou naquela linha! Tinha planejado abordar aqueles obstáculos com um intervalo de 'X' lances entre eles, e o cavalo por conta própria ajustou p/ 'Y' lances. Assim zeramos a pista!!!**

Será q um cavalo submisso faria isso? Ou somente um cavalo cooperativo pode agir assim?

E oq dizer se caso num dia de competição por uma razão ou outra VC não esteja se sentindo 100%? Que tipo de cavalo vc prefere ter sob sua sela: um submisso, q vai executar tudo q vc mandar de forma ' 'apagadinha' e 'passável' , ou um cavalo cooperativo q percebe q vc ñ está se sentindo muito bem, q ñ está 100% em forma ou de saúde e resolve compensar AS SUAS limitações se apresentando excepcionalmente bem naquele dia????

Frequentemente qdo ensino as linhas de mudanças p/ meus cavalos, basta eu entrar numa diagonal q mesmo sem pedir as mudanças os cavalos começam a executar sozinhos. Ou qdo começo a ensinar o piaffer ou passage, basta reunir o cavalo um pouquinho e ele sai piaffando ou passageando, mesmo q essa ñ tenha sido a minha intenção. E porq? Simplesmente porq ele se sente orgulhoso e tem prazer em mostrar os novos exercícios q aprendeu!
Ou ainda em séries mais baixas, cavalos q sempre fizeram um contragalope bem feito começam a mudar de pé do contragalope p/ o galope depois q vc ensina a eles as primeiras mudanças isoladas. Nesse caso alguém ainda pode argumentar q o esforço do galope é menor q o esforço do contragolpe, mas nos casos q citei anteriormente ñ há como dizer a dificuldade ñ seja maior...

Nessas ocasiões, eu sempre dou risada e me divirto. Nunca corrijo um cavalo meu por executar orgulhosamente os movimentos q acabou de aprender s/ q eu tenha pedido.
Não estimulo, mas tbém ñ corrijo. Apenas ignoro e refaço o exercício dessa vez corretamente, ñ sem antes dar uma 'risadinha interior' rssss.

Claro q ñ saio p/ competir enquanto ainda ñ confirmei os exercícios novos, e enquanto eles ñ deixaram de ser novidades 'interessantes e bonitinhas de serem mostradas' aos olhos dos cavalos!

A expressão 'submissão' me faz pensar e me remete a idéia de disputa hierárquica ,em líderes e dominados.
Hj em dia na etologia essa é uma idéia superada e ultrapassada.
A visão moderna de muitos estudiosos do assunto relata q apesar do método antigo de obrigar os animais a obedecer e a se submeter funcionar, o atual é muito mais eficaz e duradouro.
Vc ñ precisa agir com o intuito de ser o 'líder' de seus animais.
Até porq na natureza, o líder é aquele q tem a primazia de acasalar, de se alimentar e escolher o espaço q lhe parece melhor p/ ocupar.
E quem aqui está disputando isso c/ seus animais??? Até bem pelo contrário, somos nós q lhes proporcionamos recursos como alimentação e espaço. Só isso já nos basta p/ ocupar um lugar de destaque.

Submissão é coisa do passado, cavalos domados com aquelas domas brutas, que qse os deixavam aleijados eram submissos. Jamais cooperativos, confiáveis e amigos. Tinham seu espírito e almas 'quebrados', se tornavam uma sombra do q foram um dia… Passavam a olhar o ser humano p/ o resto de suas infelizes vidas com desconfiança.

E oq dizer da tão execrada técnica do 'rollkur'? Alguém realmente acredita q aquilo ñ se trata de uma cruel, infeliz e injusta forma de extrema submissão do cavalo por parte do cavaleiro??? Algum cavalo trabalhado assim pode ser feliz e saudável? Esse cavalo vai algum dia querer ajudar seu cavaleiro? Cavalos assim treinados são confiáveis? Hummmm…. acho q seria melhor eu perguntar se os cavaleiros q treinam seus cavalos assim são pessoas dignas e confiáveis. Faria mais sentido…

P/ quem por ventura ainda ñ saiba oq esse método 'rollkur' acarreta nos cavalos assim treinados, aqui está um bom video:





Faz muito mais sentido vc conquistar a cooperação de seus animais do a submissão deles.

Cooperação está intimamente ligada a confiança, admiração, amizade, respeito.
Submissão quer dizer medo, é instável: provoca um desejo de mudança da situação.

Entre as duas opções, cooperação e submissão, qual das duas vc acha q promove maior autoconfiança e tranqüilidade na mente do cavalo?
Deixe q o animal saiba exatamente oq se espera dele e crie a vontade nele de executar juntamente com vc oq vc tem em mente. Nunca imponha: proponha! Assim vc tem um animal seguro e tranqüilo.



Não deixe o treinamento de seus animais se tornar uma batalha de vontades. Não coloque seu ego em primeiro lugar. Não tome 'erros' dos animais como menosprezo ou um insulto a vc. Até por a idéia de 'erro' é meramente humana, os animais desconhecem o conceito de 'certo' ou errado'.

Uma boa idéia qdo se treina qlq tipo de animal é sempre se colocar no lugar dele.
Estando no lugar de seu cavalo, q tipo de cavaleiro vc gostaria de ter? Qual deles inspiraria a sua lealdade? Aquele q te motiva, q te dá razões p/ querer seguir e concordar com o treinamento e melhorar cada vez mais, aprendendo sempre novos exercícios, ou será q vc preferiria ter um cavaleiro q a todo momento precisa se auto afirmar e mostrar quem manda no pedaço?
Freud explica… rssss
Será q vc gostaria de trabalhar com alguém assim, ou estaria só esperando o momento p/ dar uma boa puxada de tapete num indivíduo assim? Traduzindo: procurando uma forma de colocar o fulaninho estatelado no chão?

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com esse pensamento. Não tem cabimento hoje, com os conhecimentos em comportamento animal e aprendizado que temos à nossa disposição, querer impor à força a nossa vontade sobre outros animais, com uso de dor e medo.

    Hoje cheguei à conclusão que não existe espécie animal em que seja necessário que vc seja um "líder" e que os animais sejam "submissos" para que eles façam o que vc quer.

    Ainda sou a favor que qualquer pessoa que queira se dizer treinador de animais tenha que adestrar primeiro um gato, um pássaro ou um coelho. São animais que não adianta usar força e causar medo, muito menos não adianta ser "líder" deles. Quem consegue ser um bom treinador de animais como esse, com certeza se torna um treinador de cães ou cavalos muito melhor, com ética e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado Thá!
    Na verdade essa estória de 'lider, dominancia e submissão' é bem uma caracteristica do ser humano q tem a mania de tentar enfraquecer os outros seres vivos.

    Como bem exemplificou Mark Rowlands:

    "Os Humanos são animais q criam a fraqueza. Pegamos os lobos e os transformamos em cães. Pegamos os búfalos e os transformamos em vacas. Pegamos os garanhões e os castramos. Enfraquecemos as coisas p/ podermos usá-las. Nisso somos absolutamente singulares no reino animal."

    Todo treinador de animais, seja eles quais forem, deveria estudar um pouco de psicologia, anatomia e etologia. E como vc bem argumentou, aquele q consegue resultados com gatos, passaros ou coelhos, com certeza está apto p/ treinar qse qlq tipo de animal!

    ResponderExcluir